A Casa do Pessoal é uma casa desenhada à medida de cada um, com o lápis dos afetos, da imaginação e da criatividade. É uma casa para viver em comunidade. Uma casa para todos! A nossa Casa é feita para Descobertas, Aventuras e Desafios! É feita de Novas Ideias, Espaços Confortáveis e Coisas Bonitas! Mas, sobretudo, a nossa Casa é feita de Pessoas Boas, Afetos Especiais e Abraços Apertados!
Breve Historial da Casa do Pessoal
A Casa do Pessoal nasceu, em 1975, da necessidade de um grupo de funcionários do Hospital Distrital de Vila Nova de Famalicão, de colocar os seus filhos num local seguro e apropriado enquanto trabalhavam.
Assim, este grupo de funcionários e o Conselho de Administração do Hospital formaram um pequeno infantário para os filhos dos trabalhadores do Hospital, a funcionar no interior das instalações do mesmo. Mas, como o número de crianças a frequentar o infantário aumentou significativamente, mudaram as instalações para um edifício situado num espaço exterior; e em 1979 admitiram uma educadora de Infância e outra em 1982.
Entretanto, o Hospital teve necessidade de ocupar o edifício onde se encontrava a funcionar o infantário, e este foi transferido para uma vivenda, onde está até aos dias de hoje. Com o número sempre crescente de procura para a frequência do infantário do Hospital, um grupo de funcionários do hospital constituíram a Casa do Pessoal do Hospital Distrital de Vila Nova de Famalicão como uma Associação, a 19 de setembro de 1984.
Em Março de 1989, através do ofício da Senhora Ministra da Saúde, foram mandados encerrar todos os infantários ligados/pertencentes aos hospitais. Desde que, os Corpos Gerentes da Casa do Pessoal tomaram posse, sentiram a necessidade de solicitar apoios de forma a garantir a continuidade e o bom funcionamento do infantário, bem como admitir não só crianças cujos pais fossem trabalhadores do hospital.
Assim, em Agosto de 1990, foi celebrado um protocolo para Creche, Pré-Escolar e CATL com a Segurança Social de Braga, sendo desde aí, a Casa do Pessoal uma Instituição Particular de Solidariedade Social – (IPSS). Desde sempre, o objetivo primordial desta Instituição é prestar apoio a crianças e suas famílias, promover a cultura e a solidariedade social na infância, assegurar as condições de bem-estar das crianças e o respeito pela dignidade humana, através de serviços eficientes e adequados.